segunda-feira, 18 de junho de 2012

Protesto SPFW.





O último dia do SPFW, neste sábado (16.06), começou com uma manifestação de estilistas e profissionais do meio. Fechando o desfile da Cavalera, uma turma da moda entrou na passarela da marca vestindo camisetas com os dizeres: Presidenta Dilma, precisamos falar com você! A moda agradece. Puxada por Paulo Borges, a trupe incluia nomes que desfilam no SPFW e outros profissionais envolvidos com a Luminosidade, produtora do evento.

Na saída do ferro velho na Mooca que abrigou o desfile, enquanto outros personagens que participaram do protesto se recusaram a falar, Alexandre Herchcovitch desabafou: "A indústria da moda está acabando, as tecelagens estão fechando. Não encontramos produtos para compor uma coleção inteira, o que força a importação e consequentemente acaba com empregos aqui no Brasil. Além disso, importando tecido, a roupa fica cada vez mais cara e a gente vende menos. É tudo ruim".

Na definição do estilista, o movimento quer abrir caminho para "alertar o governo e os Ministérios que eles vão ter que fazer alguma coisa. Ao invés de ter algum facilitador, só tem 'complicômetro'". Questionado sobre o papel do
Colegiado de Moda do Ministério da Cultura, Alexandre foi enfático: "não há retorno, é tudo muito devagar". Além da manifestação, um documento com as reivindicações do grupo deve ser enviado à presidente Dilma Rousseff nas próximas semanas. Vamos acompanhar.




Só quem trabalha com moda, estuda moda e se mata por moda sabem como é.






XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário